Você sabia que o procedimento mais realizado em consultórios é o peeling?

A informação é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E não é para menos: com bom custo-benefício, o tratamento pode ser usado para rejuvenescer o rosto, suavizar manchas, marcas de acne e até controlar a oleosidade da pele. Tudo isso porque a técnica promove a descamação da cútis, que se regenera e volta ainda mais bonita.

O melhor de tudo é que você pode fazer esse tratamento em casa! Claro, as receitas caseiras são mais suaves e não contam com a potência e rapidez de resultados dos peelings clínicos. No entanto, continuam sendo ótimas opções para deixar seu rosto mais lisinho e radiante. Pensando nisso, listamos 3 versões que prometem bons resultados, de acordo com a sua necessidade.

Mas antes de começar você deve seguir à risca algumas instruções:
– Se a sua pele estiver sensível, com feridas, queimaduras solares ou acnes, pare por aqui
– Inicialmente a pele deve estar totalmente limpa e sem resíduos de maquiagem
– Aplique um hidratante facial se achar necessário e o protetor solar após o procedimento
– Evite a exposição ao sol por pelo menos 24h, por isso, prefira fazer o peeling no período da noite, antes de dormir

Pronta? Então anote aí as receitas:

 

Necessidade: reduzir a oleosidade ou a acne
Invista em: farelo de aveia, mamão papaya e óleo de oliva extravirgem

A função do farelo de aveia é esfoliar, além de ajudar a desobstruir os poros, o que, consequentemente, vai reduzir o excesso de oleosidade.

O mamão conta com papaína para combater os radicais livres e o azeite extravirgem atua como um protetor dos óleos bons da pele. Isso porque, com a falta deles, as glândulas sebáceas entendem que é preciso produzir ainda mais sebo. Daí o efeito rebote, com mais oleosidade, cravos e espinhas.

Para a receita, basta misturar 1 colher (sopa) de aveia, 1 colher (sopa) de mamão papaya e 1 colher (café) de óleo de azeite extravirgem. Aplique com movimentos circulares sobre o rosto e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois é só enxaguar com água corrente.
Repita o processo entre uma a duas vezes por semana.

 

Necessidade: amenizar rugas
Invista em: açúcar e óleo de oliva extravirgem

Enquanto o açúcar funciona como um esfoliante natural, removendo as células mortas, o óleo tem capacidade regeneradora e é altamente nutritivo.

Para fazer é super simples: misture 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de óleo de azeite extravirgem.
Em seguida aplique no rosto com movimentos leves e circulares. Tome cuidado com as áreas muito fininhas, como a região dos olhos, para evitar que fique machucada. Feito isso, basta lavar com água corrente, sem necessidade de aplicar o sabonete.
Pode ser feito até 3 vezes por semana.

 

Necessidade: clarear manchas
Invista em: iogurte e aveia em flocos finos

Dá até vontade de comer, né? Mas a ideia é que juntos esses ingredientes melhorem a aparência escurecida da pele. Isso porque a aveia vai funcionar como esfoliante, removendo as células mortas e já impregnadas com excesso de melanina, e o iogurte, rico em ácido lático, como um importante ativo para estimular a renovação celular.

Misture 1 colher (sopa) de iogurte, 1 colher (sopa) de aveia e aplique com movimentos circulares por todo o rosto. Depois enxague com água em abundância e seque suavemente.
Este é o único processo que pode ser feito diariamente.

 

Se você gostou das receitas, faça o teste em casa e depois conta pra gente o que achou do resultado.