É tão comum fazer as unhas e já ir pegando no alicate para arrancar cutículas que nem nos damos conta que poderíamos deixar esse “cuidado” passar batido, afinal, pra muita gente isso faz parte do ritual. Vocês sabiam que em outros países o alicate fica lá aposentado, já que as gringas nem cogitam arrancar a tal pelinha? Listamos cinco motivos para você fazer como elas. Olha só:

 

As unhas ficam mais saudáveis

Parece papo de dermatologista, né? Mas é a pura verdade, pois as cutículas funcionam como uma pequena barreira de proteção contra a entrada de sujeiras e bactérias, já que as mãos são super contaminadas, por mais que você lave. E quer saber mais? Toda vez que você vai lá e corta essa “barreira” a matriz da unha sofre um dano, deixando-as mais fracas.

 

Evita doenças

Com instrumentos de manicure não se brinca, mas não dá pra garantir que o kit usado nas suas mãos lá no salão (ou até em casa) esteja a salvo. Por isso, ao deixar de remover as cutículas você também evita o risco de contrair doenças! Mas não vale aposentar o alicate e não ficar de olho na lixa, na espátula, no palito… Tudo deve ser descartável ou muito bem esterilizado, ok?

 

O tempo gasto fazendo as unhas diminui

Seja sincera: não seria muito mais fácil e até motivador fazer as unhas sozinha se você não tivesse que tirar as cutículas? Além do tempo gasto, é preciso prática para não arrancar “bifes”. Agora imagine se em vez de esperar a pelinha amolecer e tirar uma por uma cuidadosamente você já fosse para o próximo passo, que é o da esmaltação. Muito melhor, não é mesmo? Faça o teste.

 

Acabamento perfeito

Se você tem a pele branquinha, sabe que basta tirar a cutícula para a pele ficar avermelhada e até machucada, dependendo do alicate e de quem faz a sua unha. Agora pense se nada disso acontecesse. Você manteria o contorno natural das unhas e até o esmalte ficaria mais bonito. E se você já está pensando: “mas eu tenho as cutículas ressecadas”, basta hidratá-las e pronto!

 

A cutícula vai afinando e fica muito natural

Sabe aquele aspecto grosso das cutículas, que mostra que já é hora de fazer a unha? Pois se você ficar sem remover a pelinha vai notar que ela vai afinando. Na verdade, o que acontece é que ao tirar a cutícula o organismo entende que houve um dano ali na região e envia um comando para a pele se regenerar. Resultado? Mais pele! E se ficar sem tirar, ela vai ficando cada vez mais natural.

 

Gostou dos nossos motivos para não tirar as cutículas?