Você decidiu aceitar seus fios como são e largar de vez os processos químicos que modificam a estrutura dos fios? Parabéns! A decisão é difícil, principalmente se você já estava acostumada, mas com o tempo você vai se sentir bem consigo mesma e com seus cabelos naturalmente lindos.

Na fase de mudança, conhecida como transição capilar, o cabelo cresce naturalmente e os fios ficam indefinidos, metade cacheado e metade liso. Nesse período, é importante não se apavorar: tenha paciência e consciência de que o caminho não será fácil, mas no final valerá muito muito a pena!

Para lidar com a parte indefinida, aposte nas técnicas de texturização e finalização que são capazes de fazer milagres por seus fios. Entre tantas opções, você vai precisar descobrir qual a mais adequada para o seu cabelo, veja abaixo:

 

Técnica da toalha

Também conhecida como plopping, funciona melhor nos fios médios a longos e pode ser feita com um tecido de algodão, como aquela camiseta velha que você tem em casa.

plopping

É bem simples: basta aplicar um creme de definição de cachos por todo o comprimento, jogar a cabeça para a frente e amassar com o pano. Na mesma posição, fixe o tecido na cabeça, como se fosse uma touca, e só solte alguns minutos depois. O efeito é de deixar o queixo caído!

 

Fitagem, aí vou eu!

As cacheadas costumam conhecer bem essa técnica, que tem como objetivo definir os cachos, diminuir o volume e o frizz. Você pode utilizar creme de pentear, leave-in ou gel. Se nunca tentou, vale experimentar!

Para começar: os fios devem estar limpos e úmidos, não molhados, para que a definição não fique pesada e funcione melhor.
Separe o cabelo por partes e prenda com o prendedor que preferir: pode ser do topo da cabeça, laterais e atrás.
Inicie na parte de trás, pelos fios de baixo perto da nuca, pegue uma mecha de cabelo e vá passando o produto no sentido da raíz para as pontas diversas vezes esticando e penteando os fios com os dedos. Evite encostar na raíz, pois o produto pode aumentar a oleosidade do cabelo e favorecer o aparecimento de caspas.
Algumas opções que você pode testar para finalizar esta técnica:
– Amasse por partes o cabelo todo com as mãos, de baixo para cima, segure um pouco e solte. Depois, deixe secar naturalmente ou use um difusor;
– Seque o cabelo com uma toalha de microfibra, que ajuda a tirar a umidade e reduzir o arrepiado. Comece sempre pelas pontas, envolvendo os cachos suavemente.

 

Estica e balança, meu bem!

Essa técnica é bem parecida com a fitagem. A diferença é que em vez de apenas esticar os fios e soltá-los depois, você também balança cada mecha antes de soltar.

 

Torcido e retorcido

Assim fica o cabelo quando se trata da técnica de texturização conhecida como Nós Bantu. Você já deve ter visto algumas mulheres por aí usando esses nozinhos de penteado como a diva Riri.

bantu

Para quem quer tirar proveito do resultado da técnica, ela é bem simples de ser feita: divida a cabeça toda em quadradinhos e torça cada mecha de cabelo, devidamente úmida e com creme de pentear. Feito isso, é só enrolar um coque em cada uma das mechas e prender com grampos. Quanto mais tempo o cabelo permanecer preso, mais definidos ficarão os cachos.

 

Tranças estilizadas

Essa é para quem tem fios com base mais reta ou mais grossos: basta fazer tranças fininhas em toda a cabeça, separando-as por mechas, e soltá-las depois de algumas horas. Se preferir, você pode aplicar gel de média fixação antes de começar a trançar. O resultado são fios mais despretensiosos e selvagens!

 

Babyliss natural

O aparelho, nesse caso, será o seu próprio dedo. Isso mesmo: depois de separar os fios em mechas finas, envolva-as nos dedos, de modo que a mecha fique apertadinha. Só então aplique um finalizador para fixar o cacho.

 

Ajudinha extra

Uma boa notícia para quem chegou até aqui e nada funcionou: os cachinhos perfeitos podem ser conquistados com a ajuda de
acessórios como os bigudins e claro, um pouco mais de paciência para enrolar mecha por mecha. Mas o lado bom é que esta técnica não exige experiência e o resultado fica ótimo!

bigudim-3

Com os fios úmidos, aplique o creme para pentear em todo cabelo. Separe uma mecha média e comece pela ponta do bigudim. Pegue a ponta da mecha, comece a enrolar até chegar na raíz e repita em todas as mechas do cabelo. Existem vários tipos de bigudim, consulte a forma de prender ou fixar. Espere secar tudo completamente, com ou sem ajuda do secador e depois vá soltando as mechas com cuidado. Finalize com um óleo ou spray de sua preferência.

 

Gostou das técnicas? Então conta pra gente o resultado!