Além de aumentar a vida útil do acessório, que pode durar até 10 anos, você evita que bactérias se acumulem e causem irritações sérias na pele.

Seja sincera: qual foi a última vez que você lavou ou higienizou seus pinceis de maquiagem? Se respondeu nunca ou faz muuuuito tempo, é melhor começar agora mesmo a operação lava-pincéis! Isso porque eles acumulam sujeira e bactérias, especialmente se você deixa todos eles expostos no banheiro (tire-os de lá o quanto antes).

O lado bom é que tanto a higienização feita com produtinhos próprios para isso quanto a lavagem mergulhando os pincéis na água são super simples de fazer e você não vai levar mais que 15 minutos.

Higienização

É feita com aqueles sprays prontos: basta borrifar no pincel e ir retirando o excesso de sujeita com um papel toalha ou paninho limpo. A ideia é limpar até não sujar mais o papel ou pano. Depois deixe secar em local limpo e arejado e guarde-os novamente.

Lavagem

Se a coisa está crítica e os produtos nas cerdas do pincel já estão muito acumulados, nada melhor que partir para a lavagem.  Você pode passá-lo num sabonete em barra ou colocar duas gotinhas de sabonete líquido ou detergente nas cerdas. Em seguida, mergulhe-as em um potinho com água até sair bem a sujeira. E finalize lavando em água corrente até que toda a sujeira vá pelo ralo. Use papel toalha ou pano para secar. Deixe os pincéis deitados em um pano num lugar arejado até que sequem.

Repita a operação lava-pincéis

Se você usa esse acessório todo santo dia, o ideal seria lavar uma vez por semana. Mas, se o uso não é tão frequente, deixe para fazer a limpeza (com produto específico ou lavando) a cada 15 dias. Sua pele agradece e o pincel também!

 

E você? Como faz a limpeza dos pinceis? Compartilhe com a gente as suas dicas!