Nessa quarta-feira, dia do beijo, seja pra beijar muito seu parceiro ou arrancar suspiros na paquera, nada melhor do que preparar aquele bocão de arrasar. Para isso, a palavra de ordem é autoconhecimento. Sim, você precisa conhecer bem o formato da sua boca para então investir naquele batom #bapho que vai valorizar ainda mais a sua beleza e sensualidade. Não sabe por onde começar? Vem com a gente!

 

Lábio superior mais fino (ou mais grosso) que o inferior

paltrow

A solução para equilibrar o tamanho dos lábios é bem simples: contorne o lábio mais fino com um tom um pouco mais claro que o do batom, assim você dá a impressão de que ele é maior. Como isso é possível? Lembre-se da velha regrinha que tudo o que é mais claro dá mais amplitude. Se quiser, você também pode contornar o lábio mais grosso com um lápis um pouco mais escuro que o batom. Mas só faça isso se tiver habilidade para fazer a técnica, caso contrário você corre o risco de ficar com um lábio diferente do outro. Vale também fazer o contorno do lábio mais fino saindo um pouquinho da linha (bem pouquinho, ok?). Finalize com o batom, aplicando de modo uniforme sobre toda a boca.
Aposte nas cores: nude, rosa queimado claro e pêssego.

 

Lábios fininhos

kruger

Tanto o lábio inferior quanto o superior são finos, por isso, é preciso aplicar o truque do volume em ambos. Faça isso: contorne toda a boca com um lápis de cor bem próxima à do batom, de modo que o traço saia um pouco para fora da linha natural. Também vale investir em texturas mais cremosas e com brilho, que fazem a boca “saltar”.
Aposte nas cores: tons abertos e vibrantes potencializam os lábios, por isso, invista em pink, lilás, laranja ou então um nude com brilho.

 

Lábios Grossos

jolie

Esse tipo de boca é sinônimo de sensualidade. Basta lembrar da Angelina Jolie, que tem os lábios carnudos como marca registrada. Mas se você quer reduzir um pouco o volume, vale recorrer ao bom e velho corretivo e passar em toda a boca dando leves batidinhas com o dedo. A ideia não é apagar a boca completamente, por isso vá com calma. Depois, é só usar um lápis cor de boca e contornar os lábios, dessa vez refazendo o traçado um pouco mais para dentro do contorno natural. Isso dá a impressão de lábios menores. Finalize com o batom, que fica ótimo se for um de efeito matte.
Aposte nas cores: Tons mais fechados, como vinho, rosa escuro ou um nude mais discreto são ótimos para dar a impressão de que os lábios são menores. Também vale apostar em cores um pouco mais abertas caso a textura do batom seja opaca. E nada de brilho, ok?

 

Lábios caídos

silverstone2

Sabe aquela voltinha que os lábios superiores fazem para encontrar com os inferiores? Estamos falando de lábios que possuem um declínio maior justamente nessa região. Há quem ache charmoso ter a boca assim, mas se isso te incomoda, vamos ao truque para deixa-lo mais levantadinho: aplique o corretivo nos lábios, dando leves batidinhas com os dedos, de forma a apaga-lo um pouco. Depois refaça o contorno de toda a boca, sendo que nesse declínio você deve passar a ponta do lápis um pouco mais para fora, redesenhando a boca. Mas tenha bom senso: a diferença deve ser quase imperceptível. Se olhar no espelho e “der na cara” que a boca foi mexida, refaça. Tem que ficar com efeito natural. A dica aqui é usar um lápis da mesma cor do batom, assim você não corre o risco de deixar a nova linha à mostra. Por fim, passe o batom preenchendo bem toda a boca, com atenção especial a esse cantinho mais caído.
Aposte nas cores: Invista em tons fortes e poderosos, como o vermelho, o vinho e o pink, capazes de valorizar e levantar os lábios.

 

Lábios pequenos

swift

Há quem ache super sedutor ter a boca pequena e mais delicada, mas se você quer mudar um pouco, contorne os lábios bem acima da linha natural e aplique o batom. Feito isso, “suje” a pontinha de uma haste flexível com corretivo, passe sobre o arco do cupido e nos cantinhos externos da boca. Ao deixar o redor da boca mais limpa com o corretivo, você também consegue a impressão que os lábios são um pouco maiores, já que reforça o seu contorno.
Aposte nas cores: Rosa aberto, vermelho sangue e laranja são ótimas opções, já que tendem a “abrir” a boca.

 

Conseguiu identificar qual o formato mais parecido com o seu? Independente disso, a gente tem outras dicas que vão ajudar você a ter uma boca de dar inveja:

Hidrate: Não adianta investir em um super batom se os lábios estiverem secos ou descamando, e também não vale lembrar de passar o hidratante labial apenas na hora de sair. O ideal é que você tenha esse hábito e use sempre o produto.

Invista em balms: Eles são um misto de batom e hidratante, pois deixam a boca macia e com uma corzinha. Como não costumam deixar a boca muito melecada, podem ser aplicados embaixo do batom.

Sem pressa: Não dá para corrigir algum errinho ou fazer aquele contorno incrível e aplicar o batom de forma impecável no trânsito. Deixe alguns minutinhos reservados para o batom, o resultado vale a pena.

 

Coloque os truques em prática e desfile por aí com lábios incríveis! Depois conta pra gente o que achou.