Nenhum deles é para ser usado todos os dias, e todos têm a mesma função básica: remover o excesso de sujeira e oleosidade dos fios. Apesar disso, eles também têm algumas características bem diferentes. Quer saber se algum deles atende suas necessidades?

 

Detox

Pode ser considerado mais potente que o shampoo convencional, porém é menos agressivo que o antirresíduos. É muito usado por quem faz procedimentos químicos ou não vive sem finalizadores em creme, por exemplo. A indicação de uso é de 1 vez por semana ou a cada 15 dias, vai depender da necessidade do seu cabelo. Vale testar e ver qual frequência se encaixa melhor pra você.

 

Esfoliante

Como o próprio nome já diz, ele faz uma esfoliação no cabelo, mais especificamente no couro cabeludo. É como se fosse uma espécie de peeling, que ajuda a remover as impurezas e melhora a microcirculação local. E com o couro “respirando” melhor, o cabelo também tende a ficar mais forte, nutrido e com crescimento em dia. A frequência de uso pode ser semanal ou quinzenal.

 

Pré shampoo

Eles fazem parte de uma tendência que surgiu nos Estados Unidos chamada de “reversepoo”, ou “rotina reversa”. Isso porque o tratamento nutritivo, que viria com o uso da máscara, por exemplo, vem embutido no produto, que deve ser usado na primeira lavagem. Na prática, os pré-shampoos costumam ser ricos em óleos e ativos reparadores, assim ao aplicar o shampoo convencional o resultado será melhor. E tem também os pré shampoos de limpeza profunda, que contam com ativos adstringentes, que também funcionam como um peeling, removendo o excesso de sujeira, de produtos e a oleosidade. Eles podem ser usados uma vez por semana.

 

Antirresíduos

Também conhecido como xampu de limpeza profunda, ele conta com um pH mais alto, responsável por abrir a cutícula dos fios e remover bem as impurezas. Por isso, é comum depois da lavagem o cabelo ficar um pouco mais áspero. Ele é muito usado por quem faz procedimentos químicos, pois retira o seu excesso, e também funciona se usado antes de tratamentos de nutrição mais poderosos, como as cauterizações. A lógica é simples: quanto mais aberta estiver a cutícula mais os ativos nutritivos vão penetrar no fio, dando um resultado melhor. Apesar dos benefícios, é bom usar com cautela, com intervalo de 15 dias, afinal, ele é mais agressivo e pode levar embora também o brilho do cabelo. Fique de olho!

 

 

produtos

1. Shampoo Detox Capilar TRESemmé

2. Esfoliante Capilar Alpha Line

3. Pré Shampoo Antirresíduos Hidro-cauterização Pantene

4. Equilíbrio Resíduos Acquaflora

 

E aí, acha que precisa de algum deles?