Já pensou o que seria da primavera sem as flores? São elas que dão o charme da estação e deixam tudo mais colorido e cheiroso, não é mesmo? Aliás, você sabia que hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o dia das flores?

Um dia que tem tudo a ver com a nossa perfumaria, já que Sumirê é em japonês o nome da flor que conhecemos por aqui como Violeta. Ela também está no desenho de nossa logomarca, e representa a beleza, delicadeza e naturalidade da mulher.

E sim, a relação das flores com produtos de beleza vai muito além do perfume. Elas possuem diversos outros benefícios, e por isso são muito utilizadas em produtos de beleza para pele e cabelo.

Diz a história que a primeira flor usada em um cosmético foi a rosa, em meados de 1.300 antes de Cristo. Esse interesse antigo tem um motivo: boa parte das flores são ricas em polifenois, antioxidantes que combatem aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

A parte que mais interessa em uma flor é a pétala ou as porções germinativas, como o pólen ou as anteras. Você sabe como suas propriedades são extraídas? Bem, existem duas formas: por meio do aquecimento para capturar os óleos essenciais, ou deixando as pétalas de molho por mais de um mês para retirar o seu extrato. Os óleos essenciais são os mais poderosos, mas super difíceis de serem extraídos. Para você ter ideia, são necessários 300 quilos de flor para conseguir 1 litro de óleo. Daí a explicação para o valor mais elevado. E vale lembrar a diferença entre as flores naturais e as sintéticas. Essa última conta apenas com o aroma floral. Por isso, sempre leia com atenção o rótulo do produto.

Neste dia especial, trouxemos para vocês as flores mais utilizadas em fórmulas de cosméticos. Você vai ver, o poder floral vai muito além do aroma!

 

As queridinhas da beleza

 

CAMOMILA

Com certeza você já usou, pelo menos, um produtinho com camomila, não é mesmo? A flor tem efeito calmante, ideal para a pele inflamada, sensível ou sensibilizada após procedimentos estéticos, por exemplo. Outra função dessa flor é a de clarear os fios, daí a indicação para quem quer manter-se loira por mais tempo.

ORQUÍDEA

Está sendo muito usada nos cosméticos, especialmente porque tem a capacidade de reter a água, função importante nos hidratantes, por exemplo. E você sabia que a baunilha, também conhecida como Vanila é um tipo de orquídea? O seu óleo essencial tem ação descongestionante e calmante, sendo recomendado para deixar mais saudáveis as peles com acne.

LAVANDA

O famoso óleo de lavanda é velho conhecido da beleza. Ele tem a função de acalmar a pele e até dar uma energizada no ambiente.

ROSA

Regra geral, a rosa tem ação nutritiva, tonificante e ainda ajuda a uniformizar a tonalidade da pele. Por isso seu uso é bem versátil, tanto em produtos para o corpo quanto para o rosto. Na aromaterapia, a rosa é tida como responsável por equilibrar a mente.

GERÂNEO

Tonifica a pele, combatendo a oleosidade, além de ser um poderoso antisséptico.

CALÊNDULA

É mil e uma utilidades porque tem efeito tonificante, anti-inflamatório, cicatrizante, regenerador, analgésico e antialérgico!

PRÍMULA

Quer uma pele mais radiante e descansada? Invista em produtos com a prímula, que tem ainda um poder antienvelhecimento.

CEREJEIRA

Poderoso antioxidante, estimula o couro cabeludo a ficar mais saudável, o que favorece o crescimento e a força dos fios, além de hidratar sem pesar e dar brilho ao cabelo. Daí a explicação por ser bastante usado nos produtos capilares.

CAMÉLIA

As sementes da planta são prensadas a frio para a extração do óleo, que é muito usado na China e Japão. Rico em ômegas, polifenóis e vitamina E, fortalece e nutre os fios, evitando que se quebrem com facilidade. Além disso, dá brilho e maciez aos fios.

GIRASSOL

Super hidratante e funcional, é absorvido rapidamente pelo fio de cabelo, sendo bem aceito para os mais diversos problemas, como quebra, opacidade e falta de nutrição.

 

Você costuma utilizar cosméticos com algumas dessas flores na fórmula? Consegue perceber os benefícios descritos?