Utilize a maquiagem para valorizar sua beleza natural. Para não errar, escolha as cores e produtos mais adequados para o seu tom de pele.  Listamos algumas dicas para as negras e mulatas:

 

Boca bonita

Você pode ir do nude aos vibrantes, desde que esteja em harmonia com o tom de pele. Na dúvida, evite cores muito abertas, como vermelho tomate. Já o rosa-pink, especialmente se for cremoso, valoriza os lábios.

 

Dois tons de base

Quem é negra sabe que algumas partes do rosto costumam ser mais escuras, como em volta da boca, dos olhos e na raiz do cabelo. Então, nada melhor que ter em mãos uma base meio tom mais escuro que a sua tonalidade para cobrir essas partes, as têmporas e mandíbulas dando profundidade, e outra no tom da pele para o restante. E por falar em bases, as que mais combinam com a pele negra são aquelas mais quentes, puxadas para o dourado. Assim você não corre o risco de ficar com a pele opaca ou acinzentada.
Mas se a sua dificuldade é encontrar o tom perfeito, vale misturar uma base escura com uma clara.

 

Primer é necessário

Como a pele negra costuma ser mais oleosa, um bom primer vai fazer a maquiagem durar muito mais, além de disfarçar os poros abertos. Na hora do retoque, prefira um pó compacto da sua tonalidade, dando leves batidinhas, sem pesar a mão.

 

Sombras e delineadores para todos os gostos

O trio das cores clássicas, como marrom, preto e cinza pode ser usado, mas invista nas três cores juntas, pois assim você cria um degradê esfumado. O look fica mais sofisticado e cai bem em todas as ocasiões. Agora se quiser ousar um pouco mais, invista em cores contrastantes, porém harmoniosas, como azul, vinho e tons metalizados mais quentes como bronze e dourado. O mesmo vale para os delineadores, que podem ser mais vibrantes. A dica é só tomar o cuidado de equilibrar o look, deixando a boca mais neutra.

 

Corretivo ideal

Sabe aquelas imperfeições, como manchinhas ou pintas que costumam ser mais escuras devido à tendência de hiperpigmentação na pele negra? O ideal é camufla-las primeiro com um corretivo cremoso de fundo alaranjado. Só então, aplique o da mesma tonalidade da sua pele. E vá com calma, dando leves batidinhas com o dedo anelar, assim você não corre o risco de ficar com pontos coloridos ou mal cobertos.

 

Hora do blush

Esqueça os tons mais abertos ou claros. Pele negra combina com cores como rosa queimado, terracota, bronzant ou tonalidades amarronzadas.

 

Foco no olhar

Preto é a cor quando se trata de valorizar o olhar das negras. Por isso, aposte sem medo em boas camadas de máscara preta, que fazem os olhos parecem mais abertos e sedutores.

 

Iluminador liberado

Quem disse que a negra não pode usar esse produtinho curinga? Desde que ele tenha pigmentos puxados para o dourado, está liberado! Mas como em outras peles, vá com calma e aplique levemente em pontos específicos, caso do ossinho do nariz, têmporas (aquele ossinho acima das maçãs) e centro da testa.

 

Gostou das nossas dicas? Escreva pra gente!