Conhecidas também como kanekalon ou rastafári, as tranças sintéticas são estilosas e costumam imprimir muita atitude nas mulheres que aderem ao visual. E não estamos falando apenas das negras, que há anos lançaram mãos desse estilo, mas também das mais moderninhas, sejam elas branquinhas ou morenas, que querem um look mais despojado. Aliás, vale lembrar que as tranças sintéticas também são queridinhas de quem está passando pela transição capilar, fase em que o cabelo fica nem lá nem cá e a textura se divide entre o liso da progressiva e os cachos naturais dos fios que vão crescendo.

11

Outra vantagem é a praticidade, já que é possível ficar cerca de 2 meses sem se preocupar com o cabelo. Claro que isso não significa deixar de dar atenção aos fios, mas fica muito mais fácil conseguir um visual que já está pronto a qualquer momento. E se você está pensando em aderir ao look ou já usa há algum tempo, mas quer saber como cuidar melhor dos fios, aqui vão algumas dicas preciosas. De bônus, uma galreia de fotos para você se inspirar e se jogar no estilo box braid. Vale tudo: coloridas, com mechas, em penteados glamorosos… Aproveite! 😉

 

Acerte na escolha

A grande dica é primeiro escolher um lugar que seja referência em tranças deste tipo, afinal, o seu cabelo natural também estará em jogo. Feito isso, veja que tamanho e espessura de trança mais combina com o seu tipo de cabelo e como será a manutenção. Essas são perguntas essenciais para fazer antes de colocar o aplique, mas, caso se arrependa, basta retirá-lo para ter os fios do jeito que eram antes.

 

Dê atenção às lavagens

Uma das maiores dúvidas de quem pretende colocar as box braids é justamente a forma de lavagem dos fios, afinal, se não for bem feita pode colocar tudo a perder, inclusive danificando o cabelo natural. Por isso, anote aí alguns cuidados importantes:

– Dilua o xampu e o condicionador em água, pois eles se depositam nas tranças e não saem com tanta facilidade como quando o cabelo está solto. Você pode fazer isso usando um borrifador convencional.

– Comece borrifando o xampu no couro cabeludo, esfregando com cuidado para que não forme muito frizz no cabelo. É preciso ser detalhista nesse primeiro momento porque as sujeiras se depositam no couro e a tendência é que fiquem por lá caso a limpeza não seja eficiente.

– Continue a lavagem indo em direção ao comprimento e pontas das tranças, lavando-as delicadamente para não desmancharem.

– Enxague normalmente e aplique o condicionador também diluído em água, borrifando-o pelos fios, sem concentrar o produto no couro cabeludo.

– Feito o segundo enxague, certifique-se de retirar bem a umidade das tranças com o uso de uma toalha, que deve ficar amarrada nos fios por 10 minutos.

– Deixe as tranças secarem naturalmente, o que leva algumas horas (daí a recomendação de lava-las pela manhã) ou se preferir, use o secador.

 

De olho na frequência das lavagens

Justamente por se tratar de um fio sintético e que retém a umidade por mais tempo não é recomendado lavar as box braids diariamente. Isso faz com que elas envelheçam e se soltem com facilidade, podendo ainda gerar muito frizz devido aos fiozinhos que vão se rompendo. O ideal, segundo experts no assunto, é lavar a cada 3 ou até 4 dias, se o seu cabelo não for muito oleoso.

 

Invista no penteado

A textura da trança favorece os penteados, que tendem a ficar presos por muito mais tempo, se comparados com o cabelo natural. Outro ponto positivo é que você não precisará de babyliss, chapinha, secador, spray de fixação ou qualquer outro tipo de finalizador para conseguir um visual incrível. Então, se jogue de cabeça nos coques, presos e semipresos altos ou baixos, que são super estilosos e dão um up no look. Veja na galeria logo abaixo.

 

Retire o aplique a cada 2 meses

Esse é o tempo-limite para as tranças permanecerem no cabelo, sendo que depois disso você deve retirá-las para que “respirem” por uns 15 dias. Nesse período é indicado investir em hidratações e reconstruções no seu cabelo natural, deixando-o resistente e saudável para receber novamente o aplique, caso queira recoloca-lo.

 

Fios coloridos sem danos

Essa é outra vantagem das tranças sintéticas: você pode escolher a cor que quiser, com mechas ou não, sem se preocupar com a saúde do seu cabelo natural. Capriche na escolha do tom, levando em consideração o seu estilo. Afinal, pouco vai adiantar optar por um cabelo com tons fantasias se na segunda semana de uso você enjoar do visual, não é mesmo?!

 

Inspire-se nessas mulheres estilosas na hora de colocar ou renovar as suas box braids!

1

10

9

8

7

6

5

4

3

2

 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com aquela amiga que sempre quis colocar as box braids. Aproveite para deixar aqui o seu comentário. Vamos amar saber a sua opinião!