Com ou sem volume, largos ou estreitos, mais ou menos definidos. O fato é que os cachos nunca estiveram tão em evidência e valorizados. Se o seu cabelo é assim, que tal deixá-lo ainda mais bonito?

É justamente na contramão das escovas progressivas e definitivas que as cacheadas estão dando um show! Basta ver que as famosas estão assumindo os caracóis e eles têm ganhado os editoriais de revistas, sites e blogs. E para a sorte das cacheadas, a quantidade de produtos para deixar esse tipo de cabelo cada dia mais lindo só cresce. Então aceite e tenha orgulho dos seus cachinhos! Aliás, se seguir os cuidados indicados aqui você vai muito além disso: vai deixar as amigas babando e querendo saber como faz para ter um cabelo lindo assim!

Lave com moderação

Você sabia que o cabelo cacheado é naturalmente mais seco que os demais? Isso acontece porque o sebo natural produzido demora mais tempo para ir da raiz ao comprimento e pontas. Por isso, ao lavar diariamente você retira ainda mais essa oleosidade boa, deixando os fios mais ressecados e com tendência ao frizz. Aliás, por falar em lavagem, tenha sempre no box produtos específicos para o seu tipo de cabelo, ok?

Hidratar é preciso

O ideal é caprichar na máscara de nutrição em todas as lavagens, mas se isso não for possível, pelo menos uma vez por semana o cuidado deve ser colocado em prática. Máscaras específicas e ampolas poderosas são super indicadas.

Penteie com carinho

Quem tem cachos sabe, ou deveria saber, que a hora certa para penteá-los é quando ainda estão úmidos, após a lavagem, e com pente de dentes largos ou escovas específicas para os cachos. Nos demais dias, evite pentear para não desmanchar as molinhas.

Secagem perfeita

Especialistas em cachos orientam que, após o banho, o excesso de umidade seja retirado com uma camiseta velha de algodão em vez da toalha mais felpuda. Isso evita que os fios da toalha fiquem no cabelo, deixando-os armados e com tendência a quebrar. Ah, e sempre seque apertando, nunca friccionando os fios.

Finalizadores ideais

Justamente por serem cabelos mais ásperos e com tendência ao frizz, aplique nos fios úmidos leave-ins específicos para cachos. Se quiser um pouco mais de volume e definição, vale aplicar o equivalente a uma bola de tênis de mousse, espalhando-a pelos fios.

Difusor sem erro

Você sempre vê na televisão os cabeleireiros secarem os cachos com difusor, mas ao tentar copiar o efeito o resultado é desastroso? Um dos motivos porque isso acontece é passar o difusor nas mechas do cabelo amassando-as, o que levanta muito frizz. Em vez disso, divida o cabelo em mechas fininhas e coloque uma por vez no difusor ainda desligado. Repita o mesmo em todas as mechas e depois misture-as balançando a cabeça.

Corte certo faz toda a diferença

A forma como o cabelo cacheado é cortado influencia muito em como ele vai “assentar” no dia a dia. Um bom corte respeita o caimento dos cachos e deve ser feito por mechas. Isso explica porque os cortes retos deixam o cabelo parecendo um bloco incorporado à cabeça, sem movimento ou maleabilidade. Fuja dele!

No-poo e Low-poo

Você já deve ter ouvido falar nesses termos, mas se não sabe do que se trata, aí vai a explicação: o “No-poo” significa que o cabelo será lavado sem xampu, já o “Low-poo” usa xampu, desde que o produto não tenha sulfato. Isso porque muitas pessoas defendem que esse ingrediente, responsável pela limpeza dos fios e por deixar o produto espumoso, não retira apenas a sujeira, levando pelo ralo também a oleosidade natural do cabelo. O assunto tem dividido opiniões e ainda vai render muito pano pra manga! Por isso, logo teremos um post apenas sobre isso! Então, aproveite para deixar sua dúvida aqui. Ficaremos felizes em te ajudar!

 

Gostou das nossas dicas? Conte para nós!