Poucas coisas são tão frustantes quanto perceber, no meio da festa, que a make que parecia perfeita já está mais pra lá que pra cá, não é mesmo? Se você já cansou de passar por isso, talvez seja a hora de conhecer alguns segredinhos para segurar o look até de manhã!

 

Limpeza e hidratação em dia

Enquanto as peles oleosas impedem que a make fixe como deveria, as secas ou ressecadas fazem com que o pó e a base craquelem com mais facilidade. Por isso, se sua pele é oleosa, vale fazer uma limpeza simples antes da maquiagem e de preferência aplicando um tônico adstringente. Já se for desidratada, aplique um creme facial 20 minutinhos antes, garantindo que os produtos ficarão na pele por mais tempo.

 

Primer, o aliado

Ele é responsável por ajudar na fixação da maquiagem, além de camuflar os poros abertos. Isso porque o produto conta com silicone especial que cria uma fina camada sobre a pele e ameniza linhas de expressão, além de ajudar no aspecto aveludado e garantir a make bonita por mais tempo. O indicado é aplicar o produto apenas nas áreas com mais oleosidade, como na testa, nariz e queixo. Existem também os primers específicos para as pálpebras e os lábios, que são regiões em que os produtos costumam sair com mais facilidade. Enfim, esse produtinho é tiro e queda para prolongar a duração da make, aposte sem medo!

 

Base de longa duração, por favor!

Aquele make perfeito por muito mais tempo é o que você quer, certo? Então, siga este conselho à risca: de nada adianta caprichar nos dois passos anteriores se a sua base for oleosa ou não tiver uma duração bacana. Para um efeito power, invista nos produtos que vem com a descrição “longa duração” e “oil free” na embalagem.

 

Pó e sombra compactos

Apesar de existirem diversas versões de pó (falamos sobre cada um deles aqui), o compacto é o mais indicado, justamente porque ele “gruda” na pele e é livre de óleo, mantendo a pele longe da umidade e oleosidade por mais tempo. Com a sombra funciona da mesma forma, o que permite piscar muitas vezes sem ficar com o make dos olhos detonados e aquela linha de sombra marcada na metade da pálpebra móvel.

 

O blush certo

Geralmente as versões em pó saem facilmente e o tom acaba ficando mais suave com o tempo. Para fazer durar sem precisar retocar, invista nos blushes líquidos, cremosos ou em gel e que garantem uma boa fixação. Aplique dando batidinhas com os dedos.

 

Lábios firmes e fortes

Para prolongar o efeito da cor nos lábios, o segredo está na aplicação em etapas. Comece passando a primeira camada com um pincel e, em seguida, remova o excesso com um lenço de papel. Vá para a segunda camada e, por cima, deposite um pouco de pó compacto ou translúcido, que pode ser aplicado com os dedos de forma bem suave para não depositar muito produto. Finalize com a terceira camada. Vale lembrar que, caso sua boca não seja muito definida ou deseje aumentar ainda mais a duração, você pode fazer o contorno e preencher a boca toda com um lápis labial.

 

Fixação extra

Os sprays de fixação específicos fazem a maquiagem durar por muito mais tempo, porém não são indicados para usar no dia a dia por exemplo, pois sua principal função é selar os produtos na pele e isso pode acabar contribuindo para o fechamento dos poros. Outro ponto importante para não se esquecer e que você já deve estar cansada de saber: sempre remova tudo com demaquilante, sabonete próprio e tônico antes de dormir!

Dicas para aplicação: mantenha uma boa distância do jato, no mínimo 15 centímetros e, quanto maior a pressão, mais longe deve ficar. Uma maneira eficaz que ajuda a fazer uma boa distribuição do produto é mover seu rosto em várias direções, enquanto estiver aplicando, fazendo com que as partículas grudem na superfície toda.

 

E aí, gostou das dicas para fazer durar o make a noite inteira? Conta pra gente o que achou! 😉