As cutículas são uma proteção para as unhas e, quando removidas pelo alicate, acabamos retirando muito profundamente essa proteção dando abertura para fungos e bactérias se instalarem.

Se está pensando em mudar o hábito de remover as cutículas na hora da esmaltação ou tem curiosidade de saber porque é um procedimento tão recomendado atualmente, já que de uns tempos pra cá cada vez mais adeptas têm aderido, não deixe de ver os 5 bons motivos para você não tirar as cutículas.

Veja agora como é fácil abandonar o alicate para manter as unhas saudáveis, cuidar das mãos e deixá-las lindas removendo apenas o excesso de pele! Vamos começar?

 

Limpeza em dia

O primeiro passo para fazer a manicure sem tirar a cutícula não é necessariamente parar de uma vez por todas de retirar a pelinha. Se ela estiver muito grossa, trincada ou levantada, será preciso fazer uma limpeza superficial com o alicate, eliminando apenas os excessos e deixando visível a estrutura da cutícula.

 

Amolecendo a cutícula

Esse é o passo seguinte, e para ele você vai precisar de um amolecedor de cutícula, que deve ser bem espalhado e aplicado sem esfregar por toda a região. Deixe agir por uns 3 a 5 minutos.

 

Esfoliação

Com as cutículas já amolecidas, é hora de mandar embora as peles mortas, que não contribuem em nada para uma mão bonita e esta etapa pode ser feita de duas maneiras:

– Use um esfoliante com grânulos fininhos e faça movimentos de vai e vem envolvendo a ponta dos dedos e, claro, as cutículas.

– Com aquelas escovinhas de limpar as unhas esfregue bastante as cutículas, sem utilizar muita força, até sair toda pelinha morta e o produto sumir totalmente. Caso ache necessário, aplique mais amolecedor e esfregue mais uma vez.

 

Contorne as cutículas

Para garantir que nenhum excesso de pele ficou por ali, use um palitinho e contorne as cutículas de forma suave, fazendo movimentos de “U” várias vezes, de uma ponta à outra, bem rente às cutículas. Isso vai ajudar a manter a aparência das unhas bem bonitas. Se perceber que alguma pelinha saltou no caminho, basta usar o alicate e cortar.

 

Hidratar para não cortar

A hidratação das cutículas será o passo mais importante daqui em diante, já que nessa primeira vez você limpou e aparou os excessos. Das próximas você verá que apenas a hidratação poderá dar conta do recado. Use um hidratante específico para manicure e capriche na massagem das cutículas, sem pressa. Assim que perceber que elas ficaram ásperas novamente, basta repetir a hidratação. Simples, né?!

 

Produtos

produtos1

1. Alicate para cutícula, Mundial

2. Amolecedor de cutículas, Anita

3. Escova para unhas, Mundial

produtos2

4. Palito para cutícula especial, Ricca

5. Cera nutritiva unhas e cutículas, Granado

6. Cera hidratante unhas e cutículas, Anita

 

Agora que você já sabe o ritual, com certeza fazer as unhas ficará ainda mais fácil e prático!