O estresse, a poluição e o sol intenso são uma das situações que expõem a pele do rosto a todo tipo de sujeira. Agora imagine um homem que, durante anos, nunca limpou corretamente seu rosto, jamais utilizou hidratante ou protetor solar e sempre achou isso uma frescura? Confira cinco cuidados básicos para eles:

1. Por que devo limpar meu rosto?

Para o homem que nunca cuidou da pele do rosto: o ideal é começar usando protetor solar todos os dias e higienizar corretamente a pele. Primeiro deve-se limpar a pele e depois passar o protetor. Opte por um sabonete com pH neutro ou algum para o seu tipo de pele. Isso porque o sabonete para o corpo tem uma formulação mais específica que pode agredir a pele do rosto, causando ressecamento ou aumentando a oleosidade da pele.

2. Hidratante não é frescura!

Se limpar a pele ou lavar o rosto com água fria pode dar preguiça em alguns homens, imagine, então, pedir a eles para hidratarem o rosto? E isso é bem necessário, pois a pele masculina costuma ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres e eles tendem a suar mais. Essa combinação de suor, sol e desleixo é propícia para o surgimento de uma pele envelhecida precocemente. Não custa nada levar ambos os produtos na mochila do trabalho. Vale dizer que o uso deles deve seguir a orientação do tipo de pele de cada pessoa.

3. Fazer a barba diariamente pode causar fissuras

Outra dica importante é para aqueles que costumam fazer ou dar um trato na barba todos os dias, atitude necessária quando o trabalho exige um rosto limpinho. O problema é que isso pode causar fissuras e ferimentos, além de não deixar a pele “respirar” direito. É bom evitar exageros.

Esse trato na barba deve ser feito sempre, a princípio, após o banho, que é quando a pele está limpa e com menos risco de desenvolver fissuras e irritações, como um bom pelo encravado. Na hora de tirar ou aparar os pelos, é bom ter à mão um creme de barbear para hidratar a pele e amolecer os pelos utilizando uma loção pós-barba na sequência. Há no mercado loções que acalmam, cicatrizam e protegem a pele.

4. Cuidados gerais para cada tipo de pele

Para o homem com pele normal, usar um sabonete em barra específico para o rosto ou com pH neutro para lavar o rosto e aplicar protetor solar todos os dias já é suficiente para a pele do rosto. Para quem tem pele seca, é indicado usar sabonete específico para esse tipo de pele e usar hidratante para o rosto diariamente, mas sem excesso.

Já um homem com pele oleosa pode seguir todas as recomendações acima, utilizando um sabonete que ajuda a controlar a oleosidade.

5. Consulte um dermatologista

Outra dica é sempre optar por cosméticos recomendados por dermatologistas que atendam a necessidades específicas da pele de cada homem. Para os homens mais pacientes e que dedicam um tempo do dia para os cuidados com a pele do rosto, vale incluir produtos mais específicos como cremes anti-idade (se for o caso), ácidos rejuvenescedores e até mesmo produtos para a área dos olhos. Mas esses produtos só devem ser utilizados com recomendação expressa de um dermatologista.

Com informações do Guiame.com.br

Você encontra uma linha completa de cuidados para homens na Sumirê Jundiaí. Acompanhe em nossa página do Facebook e em nossa loja!