Elas estão cada vez mais populares entre as cacheadas. Veja se vale ou não a pena aderir ao movimento!

Você já parou pra pensar que o xampu usado todo santo dia pode estar levando para o ralo não apenas a sujeira dos fios, como também sua oleosidade natural? Pois é isso que defende um grupo de pessoas que passou a adotar cuidados diferentes na hora de lavar o cabelo.

Estamos falando de um protocolo chamado “No Poo”, que ficou famoso depois que a cabeleireira inglesa Lorraine Massey falou sobre ele no seu livro: Curl Girl: The Handbook (seria como Manual da Garota Cacheada). Ela constatou que os xampus estavam ressecando os fios das suas clientes cacheadas, que têm naturalmente o cabelo mais seco. A saída encontrada? Tirar totalmente o xampu da rotina de lavagem dos fios. Daí o nome “No Poo”.

 

No Poo

Para seguir o No Poo, você pode retirar o xampu e utilizar receitas caseiras para substitui-lo, ou ainda recorrer a produtos higienizadores sem sulfato, aquele responsável pela formação de espuma. Também não é permitido utilizar máscaras, leave-ins ou condicionadores com componentes derivados de petróleo ou silicones insolúveis em água, pois eles só saem do cabelo se forem lavados com sulfato.

 

Low Poo

Para quem acha essa solução radical demais e prefere não eliminar o xampu da rotina, ou ainda utiliza alguma tintura, máscara ou outro produto não recomendado, a opção é recorrer a xampus com sulfatos mais leves esporadicamente.

 

Co-wash

É a lavagem feita apenas com condicionadores livres de silicones e derivados do petróleo em geral.

 

Tá a fim de testar?

Uma opção é intercalar o “low-poo” (xampus mais leves) com o “co-wash” (uso do condicionador sem silicones). Assim, você vai reduzindo o uso do xampu, caso tenha bons resultados e adere aos poucos a esse protocolo, podendo partir para o “No Poo” (sem sulfato) depois.

 

E aí, o que achou da novidade? Está disposta a aderir? Conta pra nós!