Com tantos produtos novos pipocando nas prateleiras, o condicionador acaba tendo cada vez menos a nossa atenção. Mas você já parou para pensar que a sua insatisfação com os fios pode ser resultado de uma escolha mal-feita desse produtinho? Aliás, vale retomar qual é a verdadeira função dele: dar emoliência aos fios, fechando as cutículas que foram abertas pelo xampu. Vamos combinar que essa tarefa merece mais cuidado não é mesmo? Veja abaixo quais são os mais indicados para o seu tipo de cabelo e necessidade do fio:

 

Fios com progressiva

Opte por versões com aminoácidos, as proteínas perdidas com o processo químico. Se o cabelo for oleoso, prefira produtos com ativos naturais e textura mais levinha. No caso do cabelo misto, utilize a mesma versão, mas tenha ainda mais cuidado para aplicar só nas pontinhas, já que a raiz é naturalmente mais oleosa. Por fim, quem tem cabelo seco deve apostar em versões reconstrutoras e um pouco mais pesadas, como as com manteigas na formulação.

 

Fios descoloridos

O processo de perda de proteínas também é acentuado em quem descolore o cabelo, afinal, os fios ficam sensibilizados e muito porosos. Invista em condicionadores com óleos, silicones e ativos que protegem a cor, como os antioxidantes. A queratina também é um componente essencial para reforçar a estrutura dos fios. Aqui também vale a dica de optar por produtos mais fluidos no caso do cabelo oleoso, e mais concentrados se ele for seco. No meio termo (oleoso na raiz e seco nas pontas), lembre-se de aplicar apenas nas pontinhas.

 

Fios naturais/virgens

Você é privilegiada! Nesse tipo de cabelo, os danos costumam ser bem menores, já que não estão expostos a muitas agressões. Para você, um bom condicionador com ativos hidratantes e naturais já está de bom tamanho. O cabelo é oleoso? Vá de textura fluida. Seco? Opte pelos mais encorpados, com óleos de amêndoas e argan na fórmula, por exemplo.

 

produtos

1. Condicionador Hidratante Pós Progressiva Kiss Me, Lola Cosmetics

2. Condicionador Revitalizante para cabelos coloridos Noni Plus, Bio Extratus

3. Condicionador Argan Oil Bálsamo, Inoar

4. Condicionador Equilíbrio Oleosidade, Acquaflora

 

E aí, já sabe qual condicionador escolher? Boa escolha e bom proveito!