Diminuir a testa, afinar o nariz, dar um up nas maçãs do rosto, disfarçar o queixo duplo… Seja qual for o seu desejo, dá para conseguir esses efeitos com as técnicas de contorno facial. Mas para isso é essencial conhecer o seu tipo de rosto, já que para cada um deles existe a região certa a ser escurecida ou clareada…

Quando o assunto é maquiagem, uma das fotos mais famosas que circulam na internet é a de Kim Kardashian com o rosto praticamente coberto com corretivo e iluminador. E o resultado que vem depois é quase inacreditável: pele de porcelana. Essa técnica de refazer os contornos do rosto com base, corretivo, pó ou blush (cada um usa um produto) não é nova, porém ganhou muito destaque nos últimos anos, depois que o maquiador libanês Samer A. Khouzam (você pode não reconhecer o nome, mas com certeza já viu uma dessas transformações que ele faz) publicou as transformações que faz nas redes sociais. E para que você também consiga esses efeitos incríveis, vale seguir as dicas abaixo. Vale lembrar que os pontos escurecidos aparentam ser mais profundos, menores ou camuflados; já o que é iluminado ou clareado ganha destaque, parece ter sido projetado para a frente.

Você vai precisar de:

– Base, corretivo ou pó meio tom mais escuro que a cor da sua pele.

– Iluminador, base ou corretivo meio tom mais claro que a cor da sua pele.

– Pincel de base ou pó (conforme o produto escolhido).

 

foto1

Rosto oval

É tido como o tipo de rosto mais fácil de contornar, já que não precisa de grandes “retoques”. Um bom exemplo desse formato facial mais largo na região das maçãs e estreito no queixo é a atriz Jessica Alba.

Escureça: Aplique o corretivo, a base ou o pó mais escuro nas maçãs do rosto, na raiz lateral e central da testa, encostando no cabelo e na pontinha do queixo.

Clareie: Sob os olhos, abaixo das sobrancelhas e na região T (centro da testa, ossinho do nariz e queixo).

Rosto quadrado

É marcado por traços mais retos e pelo maxilar pronunciado e largo, característicos das atrizes Alinne Moraes e Angelina Jolie.

Escureça: Aplique o produto de cor mais escura nas laterais da testa (rente à raiz do cabelo) e do nariz, acima das maçãs e abaixo da boca.

Clareie: O produto mais claro ou iluminador deve ser aplicado na região central do rosto (meio da testa e ossinho do nariz), sob a sobrancelha e abaixo dos olhos, nos cantos da boca e no queixo.

Rosto triangular

A principal característica aqui é o afinamento do queixo e a testa mais larga, sendo que o rosto fica mais pronunciado na região das maçãs. Para ilustrar, basta lembrar do rosto da atriz Kylie Jenner.

Escureça: Use o produto meio tom acima da sua cor de pele nas laterais da raiz do cabelo, nas laterais do nariz, têmporas (ossinho acima das maçãs), abaixo da boca e na pontinha do queixo.

Clareie: Aplique o iluminador ou produto mais claro que a sua pele abaixo da sobrancelha e dos olhos, no ossinho do nariz, cantos da boca e do rosto (na altura dos maxilares) e no queixo.

Rosto redondo

Sem ângulos muito definidos, ele é mais largo nas bochechas e maçãs e tem a testa e o maxilar arredondados, assim como o das atrizes Drew Barrymore e Isis Valverde. Por isso, a ideia é deixa-lo um pouco mais fino e comprido.

Escureça: Faça um contorno com a cor mais escura sobre toda a raiz do cabelo, indo de um canto da testa ao outro. Depois aplique o mesmo produto nas lateria do nariz, têmporas, abaixo da boca e do queixo.

Clareie: O iluminador ou o produto meio tom mais claro que a sua pele deve ser aplicado logo abaixo das sobrancelhas e olhos, no ossinho do nariz e queixo.

Rosto comprido

Duas atrizes que têm esse tipo de rosto são: Sarah Jessica Parker e Claudia Raia. Eles são caracterizados pelo afinamento das laterais do rosto e a distância entre os olhos e o queixo costuma ser maior que nos outros tipos de rosto.

Escureça: O topo da testa, rente à raiz do cabelo, as laterais do nariz, as têmporas e abaixo do queixo.

Clareie: Abaixo das sobrancelhas e dos olhos até o canto do nariz, o ossinho do nariz e os cantos da boca.

 

O acabamento

Feitos os contornos, aplique uma fina camada de base da sua tonalidade ou vá direto ao pó e finalize como de costume, com blush, sombra, máscara de cílios e um batom de sua preferência.

 

PRATELEIRA

1. Base Color Stay Maybelline

2. Corretivo Facial em bastão Vult

3. Stick Iluminador Multi Effect Payot

4. Corretivo HD Koloss

5. Pó compacto Dailus