Boa parte das mulheres fazem as unhas em casa ou no salão uma vez por semana, considerando que assim estão cuidando bem das garras, o que não deixa de ser verdade, afinal, com as unhas esmaltadas e a cutícula em dia as mãos ganham destaque.

No entanto, existem cuidados que precisam ser levados em conta no cotidiano afim de evitar deixar as unhas fracas ou quebradiças. Mas você sabe quais são eles? Se respondeu não, anote aí as dicas de expert:

 

Hidratação é bom e as unhas agradecem

Já parou pra pensar em quantas vezes você usa as mãos durante as 24 horas do dia? É trabalhando, no carro, no ônibus, lavando louça e roupa, fazendo comida… E tudo isso faz com que elas estejam em contato direto com poeira e resíduos, que tendem a deixar tanto as mãos quanto as unhas ressecadas. Sem falar nos produtos de limpeza, que detonam com a hidratação!

O correto mesmo seria usar luvas para fazer os serviços domésticos, porém, esse é um cuidado que nem todas colocam em prática. Seja porque se sentem incomodadas ou simplesmente por esquecerem. Fora isso, a dica de ouro é ter sempre em mãos um hidratante e aplica-lo de duas a três vezes ao dia nas mãos e unhas, ou sempre após o contato com a água e produtos mais agressivos. Simples assim!

 

Fortalecimento, ativar!

Se você sempre desejou ter unhas longas, mas é só deixar crescer um pouquinho que elas já quebram ou descamam, um cuidado importante deve ser considerado: use, pelo menos uma vez por semana, o óleo fortalecedor, que conta com ingredientes que ajudam a reforçar as camadas que compõem a unha, como caso do cálcio e das proteínas.

Para ajudar a absorção dos ativos do óleo, aplique antes de dormir uma gotinha nas unhas e cutículas. Deixe agir por alguns minutos e massageie cada unha. Pode ser aplicado por cima do esmalte também.

 

De olho nas cutículas

O óleo específico para cutícula é um aliado e tanto para quem não deseja removê-las ou tem as cutículas muito grossas e duras de serem removidas com alicate. Usar de duas a três vezes por semana é uma boa alternativa para não se preocupar com este detalhe depois, facilitando, inclusive, o trabalho da manicure ou o seu, caso faça as unhas em casa.

 

Livre de lascas

Vira e mexe você nota suas unhas lascadas e acaba cortando todas para que elas não lasquem ainda mais? Uma dica prática e bem simples de ser colocada em dia é lixar a pontinha delas de maneira arredondada, evitando contato e atritos com objetos.

 

Itens adequados

Ter os materiais adequados para a manicure torna as unhas cada vez mais saudáveis. Por isso, evite usar a acetona em excesso, optando pelo removedor de esmalte, que é menos agressivo e pode até contar com ingredientes que ajudam a manter as garras saudáveis. Outro cuidado importante é optar pela espátula de madeira em vez da de metal e não colocar força ao empurrar a cutícula, o que pode machucar as unhas e comprometer a sua matriz.

 

Conte para nós o que você achou das nossas dicas e como costuma cuidar das suas unhas no dia a dia.