Engana-se quem pensa que fios danificados é sinônimo de verão, praia e piscina. O frio também causa probleminhas bem chatos no cabelo, caso do frizz, ressecamento e o excesso de oleosidade. E esse trio parada dura quase sempre é resultado das altas temperaturas da água na hora do banho e, claro, da secagem com o secador, que passa a ser mais frequente. Mas você não precisa aparecer por aí com fios danificados, não. Para manter seu cabelo a salvo, confira nossas dicas espertas abaixo!

 

O vilão: Fios ressecados e sem brilho

Além da água mais quente caindo sobre os fios, o vento é outro responsável por deixa-los ressecados e opacos, já que contribui para que a fibra capilar enrosque uma na outra com muito mais felicidade. Esse atrito, por sua vez, deixa o cabelo áspero e sem brilho.

A estratégia certa: O ideal seria, antes de qualquer coisa, evitar a ducha super quente. Depois é preciso ter mais cuidado e delicadeza na hora de desembaraçar o cabelo, usando, por exemplo, um creme de pentear e um pente de dentes largos ou uma escova do tipo raquete. E vale redobrar os cuidados com a hidratação, apostando numa boa máscara após o uso do condicionador. Outra dica de ouro é aplicar a máscara com os fios sem excesso de água e em movimentos de cima para baixo, como se estivesse encapando as mechas. Isso ajuda na penetração dos ativos.

 

O vilão: Fios arrepiados

O famoso e temido frizz torna-se mais frequente no inverno, devido à combinação do clima mais seco aliado aos banhos quentes. A secagem com secador posicionando o bocal muito próximo ao cabelo e sem o uso de protetores térmicos são outros responsáveis pelos cabelinhos ouriçados que teimam em aparecer.

A estratégia certa: Para evitar que isso aconteça é preciso fortalecer o cabelo, deixando-o mais resistente. Isso é possível com o uso de máscaras de nutrição, que geralmente trazem proteínas e aminoácidos na composição. Apostar em leave-in antifrizz, sempre aplicados com o cabelo um pouco úmido, também vai ajudar a manter os fios no lugar. E por fim, um truque de expert: ao secar o cabelo com secador posicione sempre o bocal do aparelho para baixo e finalize com um jato de ar frio para selar ainda mais as cutículas.

 

O vilão: excesso de oleosidade

Quem sofre com esse problema sabe o quanto tudo fica mais difícil no inverno, afinal, lavar o cabelo todo santo dia passa a não ser um hábito tão comum, justamente por conta do frio. E quem simplesmente não consegue abrir mão das lavagens diárias acaba recorrendo ao secador, que é fonte de calor e também faz com que o cabelo fique oleoso com mais facilidade.

A estratégia certa: Na hora das lavagens evite o chuveiro muito quente, use sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo (geralmente o couro cabeludo é oleoso e o comprimento seco) e aposte nas formulações com ingredientes que amenizam a oleosidade, caso do mentol e da arnica, por exemplo. Também vale evitar pentear demais os fios ao longo do dia ou ficar passando a mão no cabelo, já que isso arrasta o óleo da raiz para todo o fio. Por fim, invista nos xampus a seco, que estão cada vez mais leves e cheirosos, dando aquela camuflada na situação.

 

Se seu cabelo está ressecado e sem brilho, vá de:

– Creme de pentear

– Pente com dentes largos

– Escova do tipo raquete

– Máscara de hidratação

 

Se seu cabelo está com frizz, vá de:

– Máscara de nutrição

– Leave-in antifrizz

 

Se seu cabelo está com excesso de oleosidade, vá de:

– Xampu e condicionador antioleosidade, com mentol e arnica

– Xampu a seco

 

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro das últimas novidades da beauty acompanhando sempre o nosso blog!