Especialistas garantem que o cabelo cresce, em média, 1 centímetro por mês. Mesmo assim você tem a impressão de que faz um tempão que o seu não sai do mesmo lugar? Pois saiba que alguns hábitos podem estar barrando esse crescimento. Para ajudar você, listamos aqui o que fazer para acelerar esse processo. Olha só:

Não fique muito tempo sem lavar o cabelo

Se o seu couro cabeludo for oleoso o ideal é lavar o cabelo todo santo dia. Isso porque a oleosidade dificulta a circulação de sangue nessa região, o que barra o crescimento dos fios. E evite aplicar o condicionador na raiz, o que também pode causar mais oleosidade.

Secador a um palmo da raiz

Você sabia que usar o secador muito perto da raiz danifica os fios, causando um atrito, que pode fazê-los cair? E a queda é um dos fatores pelos quais a gente não percebe que o cabelo está crescendo.

De olho no prato

A boa e velha frase “você é o que você come” também pode ser usada para definir a qualidade e saúde do seu cabelo. Quanto mais saudável e balanceada for a sua comida, com nutrientes como ferro, magnésio e vitaminas, melhor será o crescimento dos fios.

Cortar para crescer?

Quem nunca ouviu dizer que cortar as pontinhas do cabelo ajuda no crescimento? Isso é um mito, afinal, os fios nascem do folículo piloso, que não tem nenhuma relação com a ponta do cabelo. E pior: se todo mês você cortar 2 centímetros, por exemplo, estará tirando mais comprimento do que o cabelo é capaz de crescer. Assim, ter fios longos será praticamente impossível.
Em vez disso, corte a cada 3 ou 6 meses apenas a pontinha mesmo. Dessa forma você “perderá” apenas 1 a 3 centímetros nesse período. E esqueça a ideia de que os fios crescem mais rápido em determinada fase da lua. Especialistas garantem que isso não passa de mais um mito contado desde o tempo das nossas avós!

Cuidado dobrado

Quanto mais comprido é o cabelo maior deverá ser o cuidado. Então, prepare-se para redobrar a atenção e investir em produtos que protegem de agressões físicas e externas, como sol e calor.

Jamais durma ou prenda o cabelo molhado

Se fizer isso, você cria um ambiente propício para bactérias, que se instalam no couro cabeludo e reduzem as chances de o cabelo crescer. Além disso, o hábito pode deixar os fios quebradiços e fracos.

Invista nos produtos certos

Depois de todos os cuidados listados acima, é hora de apostar em produtos que deixam os fios mais resistentes. Procure por rótulos que prometem fortalecimento e proteção contra queda ou quebra.

Além da aparência

Muitas vezes a dificuldade para o cabelo crescer pode ser reflexo de algum problema de saúde, como os circulatórios, hereditários, descontroles hormonais ou deficiência de vitaminas. Na dúvida, vale procurar um dermatologista, que poderá pedir exames, receitar suplementos ou então propor o tratamento da causa primeiro. Fique de olho!

Produtos fortificantes e que combatem a queda e quebra do cabelo

  1. Lola Rapunzel Shampoo Rejuvenescedor – Fios mais encorpados, com mais volume e a função do couro cabeludo equilibrada. Estimula a circulação penetrando no couro cabeludo, ativa os folículos pilosos evitando a queda e promovendo o crescimento.
  1. Lola Rapunzel Tônico do Crescimento – Age no fortalecimento do folículo capilar evitando a queda constante e gradual com o seu tratamento contínuo.
  1. Lola Rapunzel Milk Spray – Condicionador leave-in que previne o envelhecimento do cabelo hidratando profundamente os cabelos secos e quebradiços, o resultado é de fios macios e sedosos.

produtos

  1. Novex pra Bombar Shampoo de Tratamento Bomba – Fórmula sem sal com vitamina A que estimula o crescimento, Whey Protein fortelecedor e D-Panthenol para deixar os cabelos brilhantes, macios e melhorar o aspecto das pontas duplas.
  1. Novex pra Bombar Tratamento Condicionante Bomba – Fórmula com vitamina A que estimula o crescimento, Whey Protein fortelecedor e D-Panthenol para deixar os cabelos brilhantes, macios e previne o surgimento de pontas duplas.

Tem algum segredo ou cuidado que você indica para fazer o cabelo crescer? Compartilhe com a gente!