Tá chegando o verão e também a hora de tirar as sandálias e chinelinhos da gaveta! Mas se por um lado nossos pés agradecem por voltar a respirar, por outro eles pedem alguns cuidados especiais nessa época do ano. É geralmente quando eles ficam mais expostos que costumam ressecar, causando as temidas rachaduras.

Se você frequenta uma pedicure, com certeza já está em um bom caminho para deixar seus pés bonitos e saudáveis, mas não pare por aí. O ideal é que você acrescente em sua rotina de beleza alguns cuidados a mais para deixá-los macios e prontos para a estação mais quente do ano.

 

Hidrate diariamente

Assim como você hidrata as pernas todos os dias, seus pés não devem ser esquecidos. Ao sair do banho e depois de secá-los bem, aplique um hidratante. Na falta de um específico para os pés, pode usar o hidratante que utiliza para o corpo mesmo. Mas caso você espere por resultados mais rápidos, prefira aqueles com princípios ativos mais potentes como uréia, lactato de amônia e óleo de semente de uva. E se quiser potencializar ainda mais o efeito, durma com meias de algodão para uma maior absorção.

 

Esfolie periodicamente

Na hora o resultado pode até parecer bacana mas, se sua intenção é deixar os pés lisinhos, evite o uso de lixas. O lixamento pode fazer seu organismo entender que houve um dano no local, produzindo mais queratina e deixando a pele do local ainda mais grossa com o passar do tempo. Para renovar a pele, aplique um esfoliante com grânulos médios a grossos, de uma a duas vezes por semana.

 

Prepare as unhas

Tanto pela aparência quanto pela higiene, tenha o costume de cortar suas unhas aproximadamente a cada 15 dias. Se elas já estiverem compridas recorra a um cortador, mas caso contrário você pode utilizar apenas uma lixa para aparar as pontinhas.

Sabe quando a cutícula das unhas fica mais durinha e ressecada? Para resolver o problema, hidrate-as! A recomendação é que elas não sejam retiradas, pois funcionam como uma barreira para a entrada de micro-organismos. Então, vale empurrar com uma espátula específica e passar um óleo ou hidratante na sequência. Se ainda assim achar que tem pele demais você pode retirar o excesso com um alicate, mas lembre-se: se não tiver muita habilidade para cortar unhas ou cutículas, é melhor procurar uma pedicure. Um erro pode inflamar ou encravar o local, comprometendo a aparência e saúde dos pés.

 

Manicure em dia

Colocando em prática os cuidados acima, seus pés vão ficar muito mais macios e saudáveis. E claro, se as unhas estiverem esmaltadas o visual fica ainda mais bonito. Aí não tem sandália que não valorize os pés!

 

Gostou das dicas? Envie para nós o seu comentário!