Quem nunca recorreu a um bom chazinho de camomila para acalmar, ao de limão para amenizar uma gripe ou de boldo para aquela indigestão? Os efeitos milagrosos dos chás para a saúde realmente não deixam dúvidas de que é sempre uma boa pedida optar por eles. Mas você sabia que os benefícios dos chás também podem ser usados na beleza? Não, não estamos falando de tomar a bebida, mas sim, de fazer máscaras faciais e infusões. Não sabe como fazer? A gente te ensina! E de quebra, tem um mini guia para você conhecer o benefício de cada chá. Dá só uma olhada:

 

Como aplicar:

Máscara facial

É feita com o chá em sachê, geralmente aquele comprado no supermercado. Mas você também pode recorrer à versão in natura e colocar as ervas num saquinho.

Depois que a água ferver, deposite o sachê nela, depois de 5 minutos retire e quando ficar morno, deixe a mistura descansando sobre o rosto por alguns minutos com um algodão embebido.

 

Por infusão

Aqueça o chá até que se forme uma névoa e, na sequência, coloque a infusão numa bacia. Depois aproxime o rosto do vapor, de modo que se sinta confortável, e deixe que ele entre pelos seus poros. O ideal é usar as ervas em sua versão in natura. Mas, na falta, vale recorrer ao bom e velho sachê pronto.

 

O poder por trás de cada chá

Chá verde

É conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Daí a recomendação para peles cansadas, sem viço ou que passaram por processos dermatológicos e ficaram mais sensíveis. Também é um aliado na reparação de danos como os provocados pelos raios ultravioleta, com ação rejuvenescedora.

 

Camomila

O famoso calmante também tem esse efeito na pele. Por isso, pode ser usado após um dia estressante ou quando a pele está sensibilizada por queimaduras, lasers ou outros tipos de danos.

 

Pimenta seca

Parece loucura, mas as folhas secas de pimenta ajudam na dilatação dos poros, eliminam as toxinas e repõem minerais importantes para a pele. A dica é fazer um chá fraquinho e dissolver uma colher de argila branca nele. Depois é só aplicar sobre o rosto com compressas de algodão, como se fosse uma máscara, esperar alguns minutos e enxaguar.

 

Folha seca de abacate

Jamais menospreze esse tipo de folha! É nela que estão contidas propriedades hidratantes que ajudam a deixar a pele macia, macia. Pode ser feita tanto em infusão quanto com compressas de algodão.

 

Gostou de saber mais sobre esses aliados naturais da beleza? Então compartilhe as dicas!