Elas são muito usadas para aplicar base líquida e pó compacto, mas podem acumular bactérias e até causar uma irritação na pele caso não estejam limpas. Por isso, a nossa dica de hoje é para que você aprenda a higienizar da forma certa esse acessório coringa. Vem com a gente!

 

Um bom sabonete líquido ou xampu neutro são suficientes

O primeiro passo é escolher qual produto será usado para fazer a limpeza das esponjas. Se você não tem um específico para isso, não tem problema: basta usar o seu sabonete facial líquido ou até mesmo um xampu neutro, como aquele da Johnson´s Baby. Aliás, você sabia que os top maquiadores usam muito esse produtinho? É aposta certeira!

 

Aperte a esponja para ela absorver o produto de limpeza

Jamais torça, aperte com as unhas ou esfregue a sua esponja. A dica de ouro é aplicar o produto de limpeza na palma das mãos e depois apertar a esponja para que ele penetre no acessório. Vá apertando até perceber que toda a esponja absorveu o xampu ou sabonete.

 

Lave com água corrente

No lavatório mesmo, lave a esponja com água corrente, faça movimentos de apertar e soltar para que toda a sujeira vá, literalmente, para o ralo. Repita o processo com o produto de limpeza e a lavagem. Quando não sair mais resíduos é sinal que ela está limpa. Finalmente aperte-a com delicadeza para tirar todo excesso de água.

 

Secagem natural

Nada de usar secador ou apertar a esponja numa toalha para secá-la rapidamente. Deixe-a secar naturalmente sobre um tecido, longe do sol e de preferência num ambiente que não tenha umidade, como o banheiro, por exemplo.

 

Repita o processo semanalmente

O ideal é lavar a esponja uma vez por semana, mas se não estiver usando com muito frequência, poderá fazer a limpeza de até no máximo 20 dias.  Assim você evita a proliferação de fungos, que podem causar alergias, cravos, espinhas e até probleminhas mais sérios na sua pele. Sem contar que a esponja limpa espalha de maneira mais homogênea e uniforme a base ou o pó.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe aqui o seu comentário. E até a próxima!