Já parou pra pensar que a indefinição do seu cabelo pode acontecer justamente porque você não o conhece a fundo e acaba comprando produtos que não são os mais indicados? Saber as características dos seus fios é o primeiro passo para apostar em ativos e técnicas para favorecê-lo.

 

Se te perguntarem qual o seu tipo de cabelo, o que você responde? Talvez a resposta seja liso, ondulado, cacheado ou crespo, simplesmente isso. No entanto, para cada uma dessas “categorias” de tipos de fios, existem outras definições mais específicas. É o que você vai descobrir agora. De bônus, te damos algumas dicas de como manter os fios sempre bonitos. Vem com a gente!

 

Cabelo, cabelinho, cabeleira!

Para se ter uma ideia de como o assunto cabelo é complexo, saiba que no mundo há, basicamente, 8 tipos de cabelos. Eles se dividem do liso escorrido ao super afro e cada um deles possuem subcategorias que identificam, dentro do seu gênero, 3 tipos diferentes.

Os tipos, classificados por números, dizem respeito à textura e aspecto do cabelo. A subclassificação, por letras, define a espessura do fio e a forma. Difícil? Na verdade não, mas é preciso um pouquinho de atenção na hora de identificar o seu.

 

Veja a tabelinha abaixo:

**Os números: Eles vão de 1 a 4, sendo que:

1 é usado para definir o cabelo liso.

2 é usado para os levemente ondulados

3 é usado para os cacheados

4 é usado para os crepos a afros.

 

**As letras: Elas vão de A a C, sendo que:

A é usada para cabelos com padrões de ondulação mais soltos

B é usada para quem tem ondulação um pouco definida

C é usada para os cachos mais definidos

 

Juntando letras e números:

uma definição minuciosa do tipo de cabelo

Tipo 1 – Lisos

Fotos-1ABC

Como são oleosos, procure não aplicar os leave-ins próximos à raiz e lave com mais frequência, podendo ser diariamente ou dia sim dia não, dependendo do caso.

1A

Cabelo bem lisinho sem qualquer onda. Sua espessura é fina e costuma ser oleoso.

1B

Cabelo sem ondulações, no entanto, o fio é um pouco mais grosso do que o tipo 1A, podendo ser oleoso também.

1C

Fios grossos e densos. São aqueles cabelos lisos mais pesados e volumosos, com tendência à oleosidade.

 

Tipo 2 – Ondulados

Fotos-2ABC

Como geralmente são fios levinhos e finos, o maior cuidado deve ser em relação à quantidade de produto finalizador aplicado. Em relação ao corte, opte por modelos que valorizem o volume, como os de base reta, porém levemente desfiados nas pontas. E como o ondulado costuma ter frizz e às vezes não tem definição, vale optar por produtos como mousse ou spray de fixação. Amassar as mechas com as mãos e usar difusor também ajudam a valorizar o formato das ondas.

2A

Os fios possuem ondulações no formato S bem suave e não muito definidos. O cabelo tem um aspecto quase liso, leve e sem volume.

2B

As ondas são soltas e o formato S é perfeito. Esse tipo costuma ter mais frizz.

2C

As ondulações são mais acentuadas, com formato bem definido e chegam a formar alguns cachos soltos. Nesse tipo de cabelo, os fios são mais grossos e com mais volume.

 

Tipo 3 – Cacheados

Fotos-3ABC

O principal cuidado deve ser com o corte, já que o cabelo tende a ficar parecendo um bloco pesado e sem movimento. Vale procurar salões ou profissionais especializados em cabelos cacheados para valorizar seus caracóis.

3A

Os cachos são mais abertos, definidos, soltos e com brilho, como se tivessem sido modelados.

3B

Nesse tipo, os cachos são estreitos de tamanho médio, as pontas ressecadas e o cabelo com mais volume.

3C

Com cachos bem definidos, mais estreitos e fechados, os fios são finos, frágeis e as pontas ressecadas.

 

Tipo 4 – Crespos

Fotos-4ABC

Como a principal queixa é o ressecamento dos fios, hidratação é palavra-chave para deixar os fios bonitos e bem cuidados. Uma boa dica é aderir às técnicas LowPoo, NoPoo e Co-Wash. Se quiser saber mais, clique aqui.

4A

Os cachos são bem definidos, pequeninos, fechados, estreitos e se mantêm até quando o cabelo está molhado. Tende a ter a ponta seca.

4B

Esse crespo é super enroladinho, com formato em zigue-zague e os cachos podem não ser visíveis com o cabelo seco. Os fios são finos, mais secos e quebram com facilidade.

4C

Os cachos, que já começam bem perto da raíz, são extremamente estreitos e, por isso, seu formato é imperceptível quando o cabelo está seco. O cabelo nasce naturalmente para cima, ganhando bastante volume. Os fios são finos, bem secos e com tendência à porosidade.

 

Agora que você já entendeu melhor as características do seu fio, procure os produtos mais indicados e desfile linda por aí!